domingo, 3 de maio de 2009

DE MÉDICO E DE LOUCO...


Hoje resolvi falar sobre o tema Desequilíbrio Mental sob o ponto de vista de um leigo.

A mente humana nos prega peças nos momentos mais inusitados. Me assusta a frequencia com que isso acontece.

A Luta cotidiana pela sobrevivência propicia que o ser humano em determinados momentos simplesmente entre em "parafuso" e resolva "chutar o pau da barraca".

Infelizmente, neste âmbito sofrem todos os circunstantes por não saberem que rumo tomar ou o que fazer nestes momentos de crise que podem ser mais ou menos longos.

Algumas pessoas utilizam-se deste expediente para conseguir o que querem, melodramatizando situações simples apenas pelo prazer mórbido de ver os que a cercam em desespero e para chamar atenção sobre si.

Aí reside o nó górdio da questão: Como saber? Aos olhos leigos é tudo igual. Tudo é apavorante e confuso. O que fazer? Ceder ou não ceder. Ficar indiferente ou dar atenção? Tentar contornar? Procurar ajuda profissional? Bem, neste particular esbarra-se na questão da individualidade, pois o dito cujo surtado pode simplesmente recusar ajuda. Indo além nesta questão, tem a agravante de em geral a família, que estaria legalmente abalizada para tomar providências, simplesmente "trata câncer com chá de melissa" e acha tudo normal e sazonal, ou seja, "isso uma hora passa".

Enquanto isso a criatura está lá. No escuro e querendo a morte a qualquer preço, culpando aos outros pela sua condição.

Encontrei este link que fala sobre a bipolaridade que aconselho a todos acessarem:www.analuciapsicologa.com/bipolar.htm

A boa notícia é que, em o sujeito querendo, tudo tem jeito.