quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FILOSOFIA DA PALAVRA E DO DISCURSO


Dizem que eu falo demais.


Eu não falaria de mais se as pessoas não tivessem entendimento de menos.


Dizem que para chegar a um determinado ponto eu faço uma volta discursiva interminável.


Bem, desafio qualquer um a construir um edifício sem elaborar as fundações ou alicerçes.


Dizem que sou chato.


Concordo.


No discurso direto verbal o objetivo é a comunicação de uma idéia, de um fato ou até mesmo de uma imagem. A palavra é subjetiva. E, tão subjetiva é, que carece de elementos adjuntos para faze-la o mais concreta possível. Exemplifico com uma cena bem simples: Mãe pergunta à filha sobre o paradeiro do pai naquela manhã de domingo - Maria, o João foi à feira? - Não - Ao mercado? - Não - Ao açougue? - Não - Então onde foi o João? - Sei lá ! - conclui a filha. A laconicidade de Maria atrasou a comunicação. Não teria sido mais produtivo o seguinte diálogo? Maria, o João foi à feira? - Não sei mamãe. Quando cheguei ele não estava mais em casa. - Este último diálogo encerra o assunto sobre o paradeiro do João. A mãe terá de conseguir outra fonte de informação, pois Maria simplesmente não sabe onde foi o João (onde será que se meteu este cara? Até eu to curioso!).


As vezes o poder de síntese atrapalha a transmissão do contexto geral de uma idéia.

Todo o assunto, seja ele qual for, possui uma origem. Sem esta origem se torna impossível uma explanação clara. O pragmatismo exagerado dificulta a compreensão. Na mesma proporção o prolixismo cansa, e não raras vezes exaspera o ouvinte levando-o à dispersão.

A regra geral então é: Todo o discurso tem uma origem que deve ser fundamentada argumentativa e históricamente, um corpo, ou seja, um desenvolvimento coerente e objetivo e uma conclusão ou ainda as chamadas disposições finais, onde todo o assunto seja ele qual for, deverá chegar ao objetívo precípuo da explanação proposta.


Bem, a todos os profissionais da palavra: Professores, Advogados, quem vai defender tese em qualquer nível e preletores em geral dedico esta matéria que espero ser de alguma ajuda.



Voltaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário